Objetivo
Formar profissionais competentes para atuar na área de Soldagem em atividades de planejamento, execução e inspeção, tendo condições, no entanto, de migrar ou interagir com atividade relacionada com produção metal mecânica, tendo como base à evolução tecnológica, a flexibilidade de acesso, as tendências do mercado.
Público
Profissionais interessados em atuar na área de soldagem industrial.
Mercado de Atuação
Ramo industrial e petroquímico (fábricas, refinarias, gasodutos, oleodutos, pólos petroquímicos, plataformas, estaleiros, etc).
Conteúdo do programa Ementa
- Metrologia (12 h):
- Trena, paquímetro, transferidor de graus e esquadro;
- Leitura e Interpretação de Desenho Mecânico (32 h):
- Identificação de linhas usadas em desenho; Projeção ortogonal; Interpretação; Cotas e imensionamentos; Esboço cotado; Escalas; Estudo de cortes e Simbologia de soldagem.
- Teoria dos Processos e Prática de Soldagem (100 h):
- TIG – tecnologia de soldagem; segurança na soldagem; tipos de eletrodos; gases de proteção; equipamento de soldagem; eletrotécnica básica; prática de oficina – soldar barra de aço com ou sem adição de material em posição plana; soldar barras de aço em ângulos nas diversas posições de trabalho; soldar barras de alumínio e aço inoxidável em posição plana.
- MIG/MAG – tecnologia de soldagem; segurança na soldagem; gases de proteção; equipamento de soldagem; tipo de transferência de metal de adição; defeitos no cordão de solda; regulagem do equipamento; prática de oficina – soldar barras de aço em posição plana e em ângulo; noções sobre soldagem do aço inoxidável e alumínio.
- Eletrodo revestido – tecnologia de soldagem (teoria); segurança na soldagem; eletrotécnica básica; prática de oficina – deposições de cordões; soldar barras de aço de topo com ou sem chanfro em posição plana; soldar barras de aço de topo em posição horizontal; soldar barras de aço de topo e em ângulo posição vertical e posição sobre cabeça.
- Oxiacetilênico – tecnologia de soldagem (teoria); segurança na soldagem; prática de oficina – soldar chapas de aço de topo com ou sem adição de material em posição plana, horizontal, vertical; soldar chapas de aço em ângulo; soldagem por brasagem; executar oxicorte.
- Gestão industrial (16 h):
- Saúde e segurança no trabalho; Relações interpessoais; Educação ambiental; Qualidade e produtividade; Relações de trabalho e mercado de trabalho.
Instrutores
Técnicos especializados, todos registrados nos respectivos órgãos regulamentadores das áreas (CREA, COREN, MTE), instrutores com formação em: Engenharia metalúrgica, civil, mecânica e em segurança do trabalho. Técnico em metalurgia; Técnico em Segurança do Trabalho; Técnico em Informática; Inspetores de equipamentos; Inspetor de solda.
Certificação
O aluno que participar do curso em mais de 75% de frequência recebe certificado em concordância com as normas do sistema oficial de ensino e Sistema SevenSeg. Ao final do curso o aluno receberá o certificado SevenSeg de participação e capacitação nas competências ministradas e o certificado CITSOL.