Objetivo
Este programa tem como objetivo capacita engenheiros eletricistas e técnicos de nível médio em áreas relacionadas a atuarem como Inspetores de Eletricidade – Nível 1. O treinamento aborda temas como eletrotécnica, equipamentos em baixa tensão, montagem, esquemas elétricos, medições, qualidade e normas técnicas, visando a atuação no controle de qualidade no setor petroquímico.
Público
Engenheiro eletricista com 6 meses de experiência comprovada. Técnico de nível médio em eletroeletrônica, eletromecânica, eletrotécnica ou eletricidade e com 2 anos de experiência comprovada.
Mercado de Atuação
Atuar no controle de qualidade de construção, montagem e comissionamento em equipamentos e sistemas em eletricidade no ramo petroquímico.
Conteúdo do programa Ementa
- Noções de Eletrotécnica; Máquinas e Dispositivos utilizados em baixa tensão;
- Recebimento, Montagem e Preservação de Equipamentos e Componentes;
- Noções Básicas de Metrologia; Interpretação e Análise de Esquemas Elétricos;
- Medições; Noções Básicas de Sistema de Qualidade; Normas Técnicas;
- Aulas Práticas Conforme Norma PETROBRAS N 15523.
Conteúdo do programa Ementa
- Verificar se foram elaborados procedimentos documentados para as atividades relacionadas ao controle dos processos e de inspeção em áreas classificadas;
- Verificar a conformidade das características físicas e elétricas de materiais e equipamentos elétricos em relação aos documentos técnicos de especificações aplicáveis;
- Inspeções e Ensaios durante a execução dos serviços;
- Inspeções e Ensaios Finais após a execução dos Serviços;
- Inspecionar Dispositivos Elétricos de Proteção;
- Verificar se os Instrumentos de Inspeção, medição e testes/ ensaios estão calibrados e têm suas calibrações rastreáveis a padrões válidos;
- Verificar se os testes / ensaios estão ou foram executados por pessoal com a qualificação adequada;
- Registrar resultados e relatar não-conformidades de acordo com procedimentos documentados estabelecidos.
Instrutores
Nossos instrutores são engenheiros ou técnicos em eletrotécnica habilitados pelo CREA e qualificados pelo SENAI, PROMINP e PETROBRÁS; Engenheiros ou técnicos de segurança habilitados no CREA ou MTE.
Certificação
O aluno que participar do curso em mais de 75% de frequência recebe certificado em concordância com a norma NR 10, normas da Petrobrás e Sistema SevenSeg. Ao final do curso o aluno receberá o certificado SevenSeg de participação e capacitação nas competências ministradas.